1 Naquela época Jesus estava andando com seus discípulos por uns campos de trigo. Era sábado, o dia judaico de adoração, e seus discípulos estavam com fome; portanto, começaram a arrancar espigas de trigo e comer o grão.

2 Mas alguns fariseus os viram fazer isto e protestaram: "Os seus discípulos estão quebrando a lei. Estão fazendo colheita no dia de sábado! "

3 Mas Jesus lhes disse: "Vocês não leram nunca o que o Rei Davi fez quando ele e seus amigos estavam com fome? ”

4 “Ele entrou no templo; e todos comeram o pão especial, o que só era permitido aos sacerdotes. Isto também era quebrar a lei! ”

5 “E vocês nunca leram na lei de Moisés como os sacerdotes de serviço no templo podem trabalhar no sábado? E verdadeiramente”,

6 “aqui está Alguém que é maior do que o templo! ”

7 “Mas se vocês soubessem o significado deste versículo da Escritura: 'Eu quero que vocês sejam misericordiosos, mais do que quero suas ofertas', não teriam condenado aqueles que não tem culpa! ”

8 “Porque Eu, o Messias, sou Senhor até mesmo do sábado".

9 Então Ele foi para a sinagoga,

10 e notou ali um homem com uma das mãos defeituosas. Os fariseus perguntaram a Jesus: "É permitido pela lei trabalhar fazendo curas no dia de sábado? " ( Eles estavam esperando que Ele dissesse "Sim", para que desta forma pudessem prendê-lO! ),

11 Sua resposta foi esta: "Se um de vocês tivesse só uma ovelha e no sábado ela caísse num poço, trabalharia para salvá-la naquele dia? É claro que trabalharia”.

12 “E quando mais vale uma pessoa do que uma ovelha! "

13 Então Ele disse ao homem: "Estenda o braço". E quando ele fez isso, sua mão tornou-se normal, igual à outra!

14 Então os fariseus convocaram uma reunião para planejar a prisão e a morte de Jesus.

15 Mas Ele sabia o que estavam planejando, e deixou a sinagoga, com muita gente vindo atrás dEle, e curou todos os doentes que havia entre eles.

16 Mas advertia os curados para que não saíssem contando os seus milagres.

17 Isto cumpriu a profecia de Isaías a respeito dEle:

18 "Olhem para o meu Servo. Vejam o meu Escolhido. Ele é o meu Amado, em quem a minha alma se alegra. Eu vou pôr o meu Espírito sobre Ele. E Ele julgará as nações”.

19 “Ele não guerreia nem grita; Ele não levanta a sua voz! ”

20 “Ele não esmaga o fraco, Nem apagará a menor esperança que houver; Com sua vitória final, Ele acabará com todas as lutas”,

21 “E o seu nome será a esperança do mundo inteiro".

22 Então um homem possesso de demônio - ele tanto era cego como não podia falar - foi trazido a Jesus, e curado, de modo que o homem podia falar e enxergar.

23 A multidão ficou admirada. "Jesus bem pode ser o Messias! " exclamavam eles.

24 Mas quando os fariseus ouviram acerca do milagre, disseram: "Ele expulsa os demônios porque é Satanás, o rei de todos o diabos".

25 Jesus sabia seus pensamentos e respondeu: "Um reino dividido acaba em ruína. Uma cidade ou uma casa dividida contra si mesma não pode permanecer”.

26 “E se Satanás está expulsando Satanás, está lutando contra si mesmo, e destruindo o seu próprio reino”.

27 “E se, como vocês acusam, Eu estou expulsando demônios por invocação dos poderes de Satanás, então que poder utilizam os outros quando expulsam demônios? Que eles respondam à acusação de vocês! ”

28 “Mas se Eu estou expulsando demônios pelo Espírito de Deus, então o Reino de Deus já chegou ao meio de vocês”.

29 “Uma pessoa não pode saquear o reino de Satanás sem primeiro amarrar Satanás. Só então podem os seus demônios serem expulsos! ”

30 “Todo aquele que não está Me ajudando, está Me atrapalhando”.

31 “Até a blasfêmia contra Mim, ou qualquer outro pecado, podem ser perdoados - todos menos um: falar contra o Espírito Santo.

32 Falar contra o Espírito Santo nunca será perdoado, seja neste mundo, seja no mundo futuro”.

33 “Uma árvore é conhecida pelo seu fruto. Uma árvore de boa qualidade dá bom fruto; as de má qualidade, não”.

34 “Ó filho de serpentes! Como podem homens maus como vocês falar o que é bom e certo? Pois o coração do homem determina o que ele fala”.

35 “A palavra de um homem bom revela os ricos tesouros do seu íntimo. Um homem de mau coração está cheio de veneno, e sua palavra revela isso”.

36 “E Eu lhes digo isto: Vocês, no Dia do Juízo, terão de dar conta de cada palavra que tiverem falado à toa”.

37 “As suas palavras agora refletem o seu destino depois: Por elas você será justificado ou condenado".

38 Um dia alguns dos líderes dos judeus, incluindo certos fariseus, vieram a Jesus, pedindo para ver um milagre que provasse que Ele realmente era o Messias.

39 Mas Jesus respondeu: "Só uma nação perversa e infiel pediria mais alguma prova; e não receberá nenhuma a não ser o que aconteceu com o profeta Jonas!

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites dentro do grande peixe, assim também Eu, o Messias, estarei no fundo da terra por três dias e três noites”.

41 “Os homens de Nínive se levantarão contra esta nação no Juízo e condenarão vocês. Pois quando Jonas lhes pregou, todos se arrependeram, e se voltaram dos seus maus caminhos para Deus. Agora, aqui está quem é maior do que Jonas - e vocês se recusam a crer nEle”.

42 “A rainha de Sabá se levantará contra esta nação no Juízo, e a condenará; pois ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão; e agora aqui está quem é maior do que Salomão - e vocês se recusam a crer nEle”.

43 “Esta nação má é igual a um homem possesso de demônio. Porque se o demônio for embora, vai para os desertos durante algum tempo, procurando repouso, sem achar.

44 Então diz: "Vou voltar para o homem de quem saí". Assim ele volta e encontra o coração do homem limpo, mas vazio!

45 Então o demônio vai buscar outros sete espíritos piores do que ele mesmo, e todos entram no homem e ficam morando nele. Desta forma ele fica numa situação bem pior do que antes".

46 Como Jesus Cristo estava falando numa casa cheia de gente, sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, querendo falar com Ele.

47 Quando alguém Lhe disse que eles estavam ali,

48 Ele observou: "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? "

49 E apontou para os seus discípulos: "Vejam! " disse. "Estes são minha mãe e meus irmãos".

50 E acrescentou: "Todo aquele que obedece ao meu Pai do Céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe! "

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos