2 Crônicas 8

1 JÁ SE PASSARAM vinte anos desde que Salomão se tornou rei, e os grandes projetos de construção do templo do Senhor e do seu próprio palácio foram completados.

2 Ele reconstruiu então as cidades que Hirão, rei de Tiro, havia dado a ele, e colocou nelas alguns do povo de Israel.

3 Foi também nesse tempo que ele lutou contra a cidade de Hamate-Zobá e a conquistou.

4 Ele construiu a Tadmor no deserto, e construiu cidades em Hamate, que serviam como depósitos de cereais, ou centros de abastecimento.

5 Fortificou as cidades de Bete-Horom de cima e Bete-Horom de baixo, que eram cidades onde se guardavam cereais. Construiu muros e colocou portas e trancas.

6 Também construiu a Baalate e outras cidades de depósitos de cereais nessa ocasião, e construiu cidades onde se guardavam os carros e os cavalos. Construiu em Jerusalém, no Líbano e por todo o seu reino, tudo o que desejou.

7 Foi Salomão que iniciou o costume que continua até hoje de fazer trabalhadores escravos dos heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus - que pertenciam àquelas nações que os israelitas não destruíram totalmente.

8 Verso incluido no anterior

9 Contudo, dos filhos de Israel ele não fez nenhum escravo. Empregou os cidadãos de Israel como soldados, oficiais, guias dos carros e cavaleiros;

10 também, duzentos e cinqüenta deles foram oficiais do governo que dirigiam as repartições públicas.

11 Então Salomão fez a sua esposa ( ela era filha de Faraó ) mudar-se da cidade de Davi, que era parte de Jerusalém, para o novo palácio que ele mandou construir para ela; pois disse: "Ela não deve morar no palácio do rei Davi, porque a arca do Senhor estava lá, e o lugar é santo".

12 Depois Salomão ofereceu sacrifícios queimados ao Senhor sobre o altar que ele havia construído em frente a entrada do templo.

13 O número de sacrifícios era diferente de um dia para a outro, de acordo com as ordens que Moisés havia dada. Havia sacrifícios extras nos Dias de Descanso, nas festas da lua nova, e nas três festas realizadas todas os anos – a comemoração da Páscoa, a festa das Semanas, e a festa dos Tabernáculos.

14 Ao distribuir as tarefas entre os sacerdotes, ele seguia a tabela feita par seu pai Davi. Também deu aos levitas o trabalho de louvar e de ajudar os sacerdotes nas tarefas de cada dia.

15 Salomão não se desviava de maneira nenhuma das ordens de Davi quanto a esses assuntos, e quanto ao pessoal que tomava conta da tesouraria.

16 Dessa maneira Salomão completou com sucesso. a construção do templo, desde os alicerces até ao acabamento final.

17 Depois ele foi para as cidades de Eziom-Geber e Elote, na terra de Edom. Essas cidades ficavam à beira da mar, e ele foi fazer a lançamento ao mar

18 de uns navios que o rei Hirão deu de presente a ele. Esses navios, com marinheiros práticos trabalhando junto com os homens de Salomão, foram até Ofir e trouxeram de volta três mil toneladas de oura para ele!

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos