2 Crônicas 6

1 ESTA FOI A oração que Salomão fez naquele dia: "O Senhor disse que moraria numa nuvem escura,

2 Mas eu fiz um templo para o Senhor; ele será a sua morada para sempre! "

3 Então Salomão se virou para a congregação do povo e todos estavam em pé, a fim de receberem a sua bênção, que dizia assim:

4 "Bendito seja o Senhor Deus de Israel - o Deus que falou pessoalmente a meu pai Davi, e que agora cumpriu a promessa feita a ele. Pois Ele disse a meu pai:

5 'Nunca antes, desde que tirei meu povo da terra do Egito, escolhi uma cidade em nenhum lugar em Israel como o local do meu templo, onde meu nome será glorificado: e nunca antes escolhi um rei para meu povo Israel.

6 Mas agora escolhi Jerusalém como minha cidade, e Davi como rei do meu povo.'

7 "Meu pai Davi quis construir este templo,

8 mas o Senhor disse que não. Era bom ter esse desejo, o Senhor disse a ele,

9 porém não seria ele quem iria construir o templo: seu filho foi escolhido para essa tarefa.

10 E agora o Senhor fez o que havia prometido, pois eu me tornei rei em lugar de meu pai. Construí o templo ao Nome do Senhor Deus de Israel,

11 e coloquei a arca no templo. E na arca está a aliança feita entre o Senhor e seu povo Israel.

12 Enquanto falava, Salomão estava em pé diante da congregação do povo, num palco que havia no centro do pátio exterior, em frente do altar do Senhor. O palco era feito de bronze e media 2, 30 metros de comprimento, 2, 30 metros de largura, e 1, 40 metros de altura. Agora, enquanto o povo olhava, ele se ajoelhou, levantou os braços para o céu, e fez esta oração:

13 Verso incluido no anterior

14 "Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus igual nos céus e na terra. O Senhor é Deus que guarda as boas promessas feitas a todos os que obedecem e que estão ansiosos por fazer a sua vontade.

15 O Senhor cumpriu a promessa feita ao seu servo Davi, meu pai, como hoje se pode ver.

16 E agora, ó Deus de Israel, cumpra a outra promessa feita a ele de que seus filhos sempre reinarão sobre Israel, se eles obedecerem às minhas Leis como você tem obedecido.

17 Sim, ó Senhor Deus de Israel, por favor, cumpra também esta promessa feita ao seu servo Davi.

18 Mas, na verdade, moraria Deus na terra com os homens? Pois se mesmo o céu e o céu dos céus são pequenos demais para Ele muito menor é este templo que eu construí!

19 "Quanto desejo que o Senhor escute as minhas orações, ó Deus! Escute a oração que faço neste momento!

20 Olhe aqui para baixo, com favor, dia e noite sobre este templo - sobre este lugar onde o Senhor disse que colocaria o seu nome. Que sempre escute e responda às orações que eu fizer ao Senhor quando voltar o meu rosto para este lugar.

21 Escute as minhas orações e as orações do seu povo Israel, quando o povo orar voltado para este templo; sim, escute-nos desde o céu, e quando nos escutar, perdoe.

22 "Sempre que alguém cometer um crime, e tiver de jurar sua inocência diante deste altar,

23 então escute desde o céu e castigue esse indivíduo, se ele estiver mentindo, ou então declare que ele é inocente.

24 "Se o seu povo Israel for derrotado diante dos seus inimigos por haver pecado contra o Senhor, e se eles se voltarem para o Senhor e a si mesmo se chamarem de seu povo, e orarem ao Senhor neste templo,

25 então escute o seu povo desde os céus e perdoe os pecados deles e devolva a eles esta terra que o Senhor deu aos pais deles.

26 "Quando os céus se fecharem e não houver chuva por causa de nossos pecados, e então orarmos voltados para este templo e clamarmos ao Senhor como nosso Deus, e nos arrependermos de nossos pecados porque o Senhor nos castigou,

27 então escute desde os céus e perdoe os pecados do seu povo, ensinando esse povo o que é direito fazer. Envie chuva sobre esta terra que o Senhor deu ao seu povo como propriedade dele,

28 "Se houver fome na terra, ou pestes; se a colheita se perder porque deu praga, os gafanhotos e lagartas atacarem, ou se os inimigos do seu povo estiverem na terra cercando nossas cidades - qualquer que seja a praga ou enfermidade –

29 escute a oração de cada pessoa quando se tratar de suas próprias tristezas, assim como todas as orações feitas em público neste templo.

30 Escute desde os céus onde mora; e perdoe, dando a cada um aquilo que merece, pois o Senhor conhece o coração de todos os homens.

31 Então eles vão respeitar ao Senhor para sempre, e andarão nos seus cominhos todos os dias que viverem na terra que o Senhor deu a nossos pais.

32 "E quando os estrangeiros que não pertencem ao seu povo ouvirem falar do seu poder, e vierem de terras distantes para adorar o seu grande nome, e orarem voltados para este templo,

33 escute-os desde o céu onde mora, e faça o que eles pedem. Então os povos da terra ouvirão falar do seu nome e terão respeito pelo Senhor, do mesmo modo que o seu povo Israel. E eles também vão saber que este templo que eu construí é seu de verdade.

34 "Se o seu povo sair por sua ordem para combater os inimigos, e orar voltado para esta cidade de Jerusalém que o Senhor escolheu, e para este templo que construí ao seu nome,

35 então escute desde os céu a oração do seu povo e faça que eles tenham sucesso.

36 "Se eles pecarem contra o Senhor ( e não há homem que não peque ) e o Senhor ficar zangado com eles, e deixar que os inimigos deles os derrotem e os levem embora como escravos para alguma nação estrangeira perto ou longe,

37 e se nessa terra estranha eles se voltarem outra vez para o Senhor,

38 com o rosto voltado para esta terra que o Senhor deu aos seus pais, e para esta cidade e este seu templo que construí, e de todo o coração pedirem que o Senhor os perdoe,

39 então escute desde o céu onde mora, e ajude e perdoe o seu povo que pecou contra o Senhor.

40 "Sim, ó meu Deus, abre bem os seus olhos e os seus ouvidos a todas as orações que forem feitas ao Senhor neste lugar.

41 E agora, ó Senhor Deus, levante-Se e entre neste seu lugar de descanso, onde foi colocada a arca da sua força. Que os seus sacerdotes, ó Senhor Deus, estejam vestidos de salvação, e que os seus santos se alegrem nos seus atos de bondade.

42 Ó Senhor Deus, não me rejeite - não vire o seu rosto de mim, o seu escolhido. Oh, lembre-Se do seu amor a Davi e de sua grande bondade para com ele.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos