2 Crônicas 4

1 ELE FEZ TAMBÉM um altar de bronze medindo 9, 15 metros de comprimento por 9, 15 metros de largura, e 4, 60 metros de altura.

2 Depois fez um enorme tanque redondo de metal, com 4, 60 metros de uma beirada à outra beirada. A beirada do tanque ficava a 2, 30 metros do chão, e media 3, 75 metros de circunferência.

3 O tanque estava colocado sobre as costas de duas fileiras de bois de metal. O tanque e os bois foram fundidos como se fossem uma peça única.

4 Havia doze desses bois colocados cauda com cauda; três estavam virados para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste.

5 As paredes do tanque tinham uma grossura de doze centímetros, e a borda do tanque se curvava como uma flor de lírio. Nele cabiam três mil barris de água.

6 Também ele construiu dez pias para água, a fim de lavarem nelas as ofertas; cinco ficavam à direita do enorme tanque, e cinco ficavam à esquerda. Mas para se lavarem, os sacerdotes usavam o tanque e não as pias.

7 Seguindo com todo cuidado as instruções de Deus, ele fez então dez suportes de ouro para lâmpadas, e colocou no templo, cinco à direita e cinco à esquerda;

8 também construiu dez mesas que foram colocadas cinco junto a cada parede, à direita e à esquerda. Também fez 100 bacias de ouro puro.

9 Depois construiu um pátio para os sacerdotes, o pátio público, e cobriu as portas desses pátios com bronze.

10 O grande tanque ficava no canto leste da sala exterior do templo.

11 Hirão Abi também fez as panelas necessárias, as pás, e as bacias que seriam usadas nos sacrifícios. Assim, afinal, ele terminou o trabalho que o rei Salomão lhe havia determinado:

12 A construção das duas colunas, os dois enfeites salientes nos topos das colunas, os dois conjuntos de correntes nos enfeites,

13 as quatrocentas romãs presas nos dois conjuntos de correntes nos enfeites,

14 as bases para as pias, e as próprias pias,

15 o enorme tanque e os doze bois que ficavam em baixo dele,

16 as panelas, as pás e os garfos. Este profissional competente, Hirão Abi, fez todos esses artigos citados acima para o rei Salomão, usando bronze da melhor qualidade.

17 O rei fez a fundição nas terras barrentas do vale do Jordão, entre Sucote e Zeredá.

18 A quantidade de bronze usada era tão grande que nem dava para conferir o peso.

19 Porém no templo só foi usado ouro. Pois Salomão deu ordens para que todos os objetos, o altar e a mesa para o Pão da Presença fossem feitos de ouro.

20 Também as lâmpadas e os suportes das lâmpadas,

21 as decorações de flores, as ferramentas para pegar brasas,

22 as ferramentas para avivar o fogo, as bacias, as colheres, os vasos para queimar incenso - tudo isso foi feito de ouro puro. Mesmo a entrada do templo, a porta principal e as portas internas para o Lugar Mais Santo eram de ouro.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos