2 Crônicas 33

1 ESTAVA MANASSÉS com apenas doze anos de idade quando se tornou rei, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém.

2 Mas foi um mau reinado, porque ele estimulou o povo a adorar as imagens dos povos que o Senhor havia destruído, quando o povo de Israel entrou na terra.

3 Ele reconstruiu os altares dos deuses falsos que seu pai Ezequias tinha destruído - os altares de Baal e das imagens de Aserá, e adorava e prestava culto ao sol, à lua e às estrelas.

4 Até construiu altares para os deuses falsos nos dois pátios do templo do Senhor em Jerusalém, para adoração do sol, da lua e das estrelas - no mesmo lugar onde o Senhor tinha dito que Ele seria honrado para sempre,

5 Verso incluido no anterior

6 Manassés sacrificou também seus próprios filhos como ofertas queimadas no Vale de Hinom. Além disso, consultava médiuns espíritas, adivinhadores e feiticeiros, e encorajou toda espécie de mal diante do Senhor, deixando o Senhor muito zangado.

7 Pense nisto! Ele colocou uma imagem no próprio templo de Deus, onde o Senhor tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: "Eu serei honrado aqui neste templo, e em Jerusalém - a cidade que escolhi a fim de ser honrado para sempre acima de todas as outras cidades de Israel”.

8 “E se vocês obedecerem aos meus mandamentos - todas as leis e instruções dadas a vocês por Moisés - Eu nunca mais tirarei Israel desta terra que dei a seus pais. "

9 Porém Manassés estimulou o povo de Judá e de Jerusalém a fazer males ainda maiores do que as nações que o Senhor havia destruído quando Israel entrou na terra.

10 Tanto Manassés como seu povo não deram atenção aos avisos do Senhor.

11 Por isso Deus mandou os exércitos assírios, e eles o prenderam com ganchos e o amarraram com correntes de bronze e o levaram para a Babilônia.

12 Cheio de pavor e aflito, Manassés orou humildemente ao Senhor Deus, pedindo socorro.

13 E quando fez assim, o Senhor ouviu, teve misericórdia dele, e respondeu ao seu pedido, levando-o de volta a Jerusalém e ao seu reino! Manassés reconheceu então finalmente que o Senhor era realmente Deus!

14 Depois disto foi que ele reconstruiu o muro de fora da cidade de Davi, e o muro do lado oeste da Fonte de Giom, no vale do Cedrom, e depois até á Porta do Peixe, e ao redor da Montanha Fortaleza, onde o muro foi construído muito alto. Colocou generais do seu exército em todas as cidades fortificadas de Judá.

15 Também retirou os deuses estranhos e a imagem que ele tinha dentro do templo, e fez em pedaços os altares que ele havia construído na montanha onde estava o templo, e os altares que estavam em Jerusalém. Jogou tudo para fora da cidade.

16 Depois, reconstruiu o altar do Senhor e ofereceu sacrifícios sobre ele - sacrifícios de paz e ofertas de ações de graça. - Exigiu que o povo de Judá adorasse ao Senhor Deus de Israel.

17 Contudo, o povo ainda oferecia sacrifícios nos altares dos montes, mas somente ao Senhor seu Deus.

18 O restante dos atos de Manassés, sua oração a Deus, e a resposta do Senhor de Israel por meio dos profetas, tudo está escrito no Livro dos Reis de Israel.

19 A oração que ele fez, a maneira como Deus respondeu, e um franco relato de seus pecados e erros, inclusive uma lista dos lugares onde construiu imagens nas montanhas, e colocou imagens de Aserá e imagens de escultura - isto, naturalmente, foi antes da grande mudança em sua vida, - tudo isso está registrado no Livro dos Profetas.

20 Quando Manassés morreu, foi sepultado no seu próprio palácio, e seu filho Amam se tornou o novo rei.

21 Amam estava com vinte e dois anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém, mas seu reinado durou apenas dois anos.

22 Foi um mau reinado, igual ao dos primeiros anos de seu pai Manassés, porque Amam sacrificou a todas as imagens como seu pai tinha feito e prestou culto a elas

23 porém não mudou de atitude, humilhando-se como seu pai. Em vez disso, pecava cada vez mais.

24 Por fim, seus próprios oficiais tramaram e o assassinaram no seu palácio.

25 Mas alguns cidadãos de espírito cívico mataram todos aqueles que o assassinaram, e declararam seu filho Josias como o novo rei.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos