2 Crônicas 23

1 NO SÉTIMO ANO do reinado da rainha Atalia, o sacerdote Joiada criou coragem e fez um trato com alguns dos oficiais do exército que eram de sua confiança: Azarias ( filho de Jeroão ), lsmael ( filho de Joanã ), Azarias ( filho de Obede ), Maaséias ( filho de Adaías ), e Elisafate ( filho de Zicri ).

2 Esses homens viajaram por todo o país, secretamente, para falar com os levitas e os chefes de famílias a respeito de seus planos e para reuní-los em Jerusalém.

3 Ao chegarem, eles juraram que seriam fiéis ao jovem rei, que ainda estava escondido no templo. "Por fim chegou a vez do filho do rei governar! " - exclamou Joiada. "A promessa do Senhor - de que um filho do rei Davi seria nosso rei - vai ser uma realidade.

4 Nós vamos agir da seguinte maneira: Uma terça parte de vocês, sacerdotes e levitas, que entram em serviço no Dia de Descanso, ficará na entrada como guardas.

5 Outra terça parte irá para o palácio, e a outra terça parte ficará na Porta Inferior.

6 O povo deve permanecer nos pátios exteriores do templo, conforme manda a Lei de Deus. Pois somente os sacerdotes e levitas que estão de serviço é que podem entrar no templo, porque eles estão santificados.

7 Vocês, levitas, formem uma guarda pessoal para o rei, com armas nas mãos, e matem qualquer pessoa que não tenha autorização para entrar no templo. Permaneçam sempre ao lado do rei. "

8 Assim se fizeram todos os arranjos. Cada um dos três chefes dirigia um grupo dos sacerdotes que chegavam para prestar serviço no Dia de Descanso, e aqueles que haviam terminado o trabalho da semana - pois o sumo sacerdote Joiada não deixava os grupos voltarem para casa.

9 Então Joiada entregou lanças e escudos grandes e pequenos a todos os oficiais do exército. Essas armas haviam pertencido ao rei Davi, e estavam guardadas no templo.

10 Esses oficiais, completamente armados, formavam uma linha desde um lado até ao outro em frente do templo e ao redor do altar no pátio exterior.

11 Depois eles trouxeram para fora o pequeno príncipe, colocaram a coroa na cabeça dele e lhe entregaram uma cópia da Lei de Deus; e o proclamaram rei. Soltaram então um grande grito: "Viva o rei! " quando Joiada e seus filhos derramavam azeite sobre a cabeça do rei.

12 Quando a rainha Atalia ouviu todo aquele barulho e movimento, e os gritos de louvor ao rei, correu para a Casa do Senhor a fim de ver o que estava acontecendo

13 - e lá estava o rei ao lado da coluna à entrada, com os oficiais do exército e os tocadores de trombeta ao redor dele, e gente de toda a terra com grande alegria, tocando trombetas. Os cantores cantavam acompanhados por uma orquestra que dirigia o povo num grande cântico de louvor. Atalia rasgou os seus vestidos em desespero e gritou: "Traição! Traição! "

14 O sacerdote Joiada disse aos oficiais do exército: "Tirem daqui a rainha e a matem. Mas não a matem aqui no templo. Matem também qualquer pessoa que tentar ajudá-la. "

15 Então a multidão abriu cominho para eles passarem e tirarem à rainha para fora e a mataram no estábulo do palácio.

16 Depois Joiada fez um trato de que ele, o rei e o povo seriam todos do Senhor.

17 E todo o povo correu depressa para o templo de Baal, e o derrubaram. Destruíram os altares e derrubaram as imagens, e diante do altar de Baal mataram o sacerdote Matã.

18 Então Joiada indicou os sacerdotes levitas para os serviços do templo, e para oferecer ao Senhor as ofertas queimadas, conforme mandam as leis de Moisés. Também ele deu as mesmas responsabilidades às famílias dos levitas que o rei Davi tinha dado. Eles cantavam com alegria enquanto trabalhavam.

19 Os guardas colocados às portas do templo não deixavam entrar nada que não estivesse consagrado, e não entrava nenhuma pessoa sem autorização.

20 Então os oficiais do exército, os nobres, os governadores e todo o povo acompanharam o rei desde o templo, dirigindo-se da Porta Superior até o palácio, e assentaram o rei no seu trono.

21 Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou tranqüila e em paz, porque a rainha Atalia estava morta.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos