2 Crônicas 21

1 QUANDO JOSAFÁ morreu, foi enterrado no cemitério dos reis em Jerusalém, e seu filho Jeorão se tornou o novo rei de Judá.

2 Seus irmãos - os outros filhos de Josafá - foram os seguintes: Azarias, Jeiel, Zacarias, Asarias, Micael e Sefatias.

3 Seu pai havia dado a cada um deles presentes valiosos em dinheiro e jóias, e também algumas das cidades fortificadas de Judá. Porém ele deu o reino a Jeorão, porque este era o mais velho dos filhos.

4 Mas quando Jeorão ficou forte como rei, matou a todos os seus irmãos, e a muitos outros chefes de Israel.

5 Ele estava com trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.

6 Porém foi tão mau quanto os reis que reinaram sobre Israel. Sim, tão mau quanto Acabe, pois Jeorão se casou com uma das filhas de Acabe, e durante a vida inteira ele só fez o que era mau.

7 Contudo, o Senhor não estava querendo acabar com os reis da família de Davi, pois Ele havia feito um trato com Davi, de sempre haver um dos seus filhos no trono.

8 Nesse tempo, o povo de Edom se revoltou, declarando sua independência de Judá, e escolhendo um rei.

9 Jeorão, com todo o exército e todos os seus carros, caminhando durante a noite, foi contra o rei de Edom e o atacou, ferindo os edomitas e seu exército de carros.

10 Mas até hoje Edom conseguiu ficar livre do poder de Judá. Libna também se revoltou, porque Jeorão havia deixado ao Senhor, Deus de seus pais.

11 Além disso, Jeorão colocou imagens nas montanhas de Judá, e guiou o povo de Jerusalém na adoração de imagens. Na verdade, ele obrigou o povo à adorar essas imagens, e a ser infiel a Deus.

12 O profeta Elias mandou então ao rei uma carta que dizia assim: "O Senhor Deus, de seu pai Davi diz que pelo fato de você não ter andado nos bons cominhos de seu pai Josafá, nem nos bons cominhos do rei Asa”,

13 “mas tem sido tão mau como os reis de Israel, e ter feito o povo de Jerusalém e de Judá adorar imagens do mesmo modo que nos tempos do rei Acabe, e porque você matou a seus irmãos que eram melhores do que você”,

14 “agora o Senhor vai castigar sua nação com uma grande praga. Cairá sobre você, seus filhos, suas esposas, e tudo quanto você tem”.

15 “Você será atacado de uma doença dos intestinos, e os seus intestinos vão apodrecer".

16 Depois o Senhor atiçou os filisteus e os árabes que moravam perto dos etíopes para atacar a Jeorão.

17 Eles marcharam contra Judá, atravessaram a fronteira, e levaram embora tudo o que tinha valor no palácio do rei, inclusive seus filhos e suas esposas. Somente escapou Jeoacaz, filho mais moço.

18 Foi depois disto que o Senhor feriu o rei com uma doença incurável no intestino.

19 Os dias foram passando, e ao fim de dois anos seus intestinos saíram, e ele morreu em sofrimento terrível. No funeral do rei não houve aquela cerimônia cheia de pompa como era de costume.

20 Ele estava com trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu e não foi lamentada a sua morte. Foi enterrado em Jerusalém, mas não no cemitério real.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos