2 Crônicas 2

1 SALOMÃO ACHOU QUE havia chegado o tempo de construir um templo para o Senhor, e um palácio para ele.

2 Para isto ele precisava de setenta mil operários, oitenta mil homens para cortar as pedras nas montanhas, e três mil e seiscentos homens para dirigirem os trabalhos.

3 Salomão mandou um homem de sua confiança para falar com o rei Hirão, em Tiro, pedindo que ele mandasse madeira de cedro como aquela que tinha fornecido a Davi, quando estava sendo construído o palácio real.

4 "Estou com planos de construir um templo para o Senhor meu Deus, " Salomão disse a Hirão. "Será um lugar onde eu possa queimar incenso de cheiro gostoso e apresentar o pão especial de sacrifício', e oferecer as ofertas queimadas cada manhã e cada tarde, nos Dias de Descanso, nas festas da lua nova e nas outras festas do Senhor nosso Deus. Pois Deus quer que Israel sempre comemore essas datas especiais.

5 Vai ser um templo maravilhoso, porque Ele é um grande Deus, maior do que qualquer outro.

6 Mas quem poderia construir para Ele uma casa assim maravilhosa? Nem mesmo os altos céus seriam suficientemente belos! E quem sou eu para que possa construir um templo para Deus? No entanto será um lugar de adoração a Deus, um lugar para se queimar incenso perante Ele.

7 "Por isso, mande-me bons profissionais - homens que saibam trabalhar em ouro, prata, bronze e ferro. Também quero que me envie homens que façam tecidos de púrpura, de carmesim e de azul; e homens que saibam desenhar em metais e madeira, para trabalharem junto com os profissionais de Judá e de Jerusalém, que meu pai Davi escolheu.

8 Também quero que me mande madeira de cedros, ciprestes e sândalo das florestas do Líbano, porque os seus homens sabem cortar madeira como nenhum outro, e eu vou mandar meus homens para ajudar os seus.

9 Será necessária uma grande quantidade de madeira, pois o templo que vou construir será enorme, e de uma beleza sem igual.

10 Quanto às despesas, pagarei aos seus homens vinte mil sacos de trigo batido, vinte mil barris de cevada, vinte barris de vinho e vinte mil barris de azeite.

11 O rei Hirão respondeu ao rei Salomão: "É porque o Senhor ama ao seu povo que Ele colocou você como rei desse povo!

12 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra, e que deu a Davi um filho tão sábio, inteligente e de entendimento para construir o templo de Deus e um palácio real para si próprio.

13 "Vou mandar-lhe um profissional de grande inteligência - meu famoso Hirão Abi. Ele é homem de muita capacidade,

14 filho de uma judia de Dã, em Israel; o pai dele é daqui de Tiro. Ele trabalha muito bem em ouro e em prata, e também faz trabalhos muito lindos em bronze e em ferro, e conhece tudo a respeito de trabalho em pedra, carpintaria e tecidos; ele lida muito bem com tinturas de púrpura, tecido de linho azul e carmesim. Além disso, faz desenhos em metais e madeira, e é inventor! Ele vai trabalhar com os seus homens e com os homens indicados pelo meu senhor Davi, seu pai.

15 Mande, pois, o trigo, a cevada, o azeite e o vinho de que você falou,

16 e vamos começar a cortar a madeira das montanhas do Líbano, toda a madeira que for necessária, e vamos levar em jangadas através do mar até Jope, e dali você fará o transporte por terra até Jerusalém. "

17 Salomão fez a contagem de todos os estrangeiros que moravam no país, do mesmo modo que seu pai Davi havia feito, e verificou que havia cento e cinqüenta e três mil e seiscentos.

18 Ele contratou setenta mil deles como operários comuns, oitenta mil para cortarem pedras e montanhas, e três mil e seiscentos como dirigentes dos serviços.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos