2 Crônicas 17

1 DEPOIS DE ASA, seu filho Josafá começou a reinar e se preparou para a guerra contra Israel.

2 Ele colocou grupos de soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, em diversos outros lugares em todo o pais, e nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, havia conquistado.

3 O Senhor estava com Josafá porque ele andava nos bons cominhos dos primeiros anos de seu pai, e não adorava a imagens.

4 Obedecia aos mandamentos do Deus de seu pai, era muito diferente do povo do outro lado da fronteira na terra de Israel.

5 Assim, o Senhor deu força à posição dele como rei de Judá. Todo o povo de Judá cooperava pagando os impostos, de modo que se tornou muito rico e também muito popular.

6 Josafá era corajoso em seguir os cominhos de Deus - e ainda derrubou os altares dos deuses estranhos que havia nas montanhas, e destruiu as imagens de Aserim.

7 No terceiro ano de seu reinado começou a fazer um trabalho de educação religiosa em todo o país. Enviou importantes oficiais, 90 governo professores para todas as cidades de Judá. Esses homens eram Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Natanael e Micaías.

8 Também usou os seguintes, para o mesmo fim: Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias; também os sacerdotes Elisama e Jeorão.

9 Eles levaram cópias do Livro da Lei do Senhor a todas as cidades de Judá, a fim de ensinarem as Escrituras ao POVO.

10 Então o terror do Senhor caiu sobre todos os reinos vizinhos, de maneira que nenhum deles declarou guerra ao rei Josafá.

11 Mesmo alguns dos filisteus trouxeram presentes a ele e pagavam uma taxa todos os anos. Os árabes deram sete mil e setecentos carneiros e o mesmo número de bodes.

12 Dessa maneira Josafá se tornou muito forte, e construiu fortalezas e cidades para depósitos de cereais em toda a terra de Judá.

13 O programa que o rei fez para as obras públicas era bem grande, e ele tinha um enorme exército estacionado em Jerusalém, sua capital.

14 Trezentos mil soldados de Judá estavam ali sob o comando do general Adna.

15 Depois dele em comando estava Joanã, com um exército de duzentos e oitenta mil homens.

16 Depois vinha Amasias ( filho de Zicri ), um homem totalmente dedicado a Deus, com duzentos mil soldados.

17 De Benjamim vieram duzentos mil homens armados com arcos e escudos, sob o comando de Eliada, um grande general.

18 Depois dele vinha Jozabade, com cento e oitenta mil homens treinados para a guerra.

19 Esses eram os soldados que estavam em Jerusalém, fora aqueles que o rei colocou nas cidades fortificadas por todo o país.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos