2 Crônicas 14

1 O REI ABIAS morreu e foi enterra do em Jerusalém. O seu filho Asa se tornou o novo rei de Judá, e houve paz na terra durante os dez primeiros anos de seu reinado,

2 pois Asa tomava todo o cuidado em obedecer ao Senhor seu Deus, fazendo o bem.

3 Ele derrubou os altares dos deuses estranhos que havia nas montanhas, e quebrou as colunas. Cortou em pedaços as vergonhosas imagens de Aserá,

4 e exigiu que toda a nação obedecesse às leis e aos mandamentos do Senhor Deus de seus pais.

5 Também retirou das montanhas as imagens do sol, e de cada uma das cidades de Judá ele retirou os altares de incenso. Por isso é que Deus deu paz ao seu reino.

6 Isto fez que ele pudesse construir cidades protegidas de muros em toda a terra de Judá. Ninguém lutava contra ele, porque Deus o protegia.

7 "Agora é o tempo para fazer isso, enquanto o Senhor nos está abençoando com paz por causa de nossa obediência a Ele, " disse Asa ao seu povo. "Vamos construir e fortificar as cidades agora, com muros, torres, portões e trancas. " E assim eles executaram esses projetos e tiveram sucesso.

8 O exército que o rei Asa tinha em Judá era de trezentos mil homens fortes, armados com escudos leves e lanças. O exército dos benjamitas tinha duzentos e oitenta mil homens, armados com escudos grandes e arcos. Os dois exércitos eram formados por homens corajosos e bem treinados.

9 Mas agora ele foi atacado por um exército de um milhão de soldados vindos da Etiópia, com trezentos carros, comandados pelo general Zera. Eles avançaram até à cidade de Maressa, no vale de Zefatá,

10 e o rei Asa mandou os seus soldados para lutar contra eles ali.

11 Asa pediu socorro ao Senhor seu Deus, e disse: "Ó Senhor, ninguém mais pode ajudar-nos! Aqui estamos nós, fracos, contra este exército poderoso. Ajude-nos, Senhor nosso Deus! Pois confiamos só no Senhor para livrar-nos, e em seu nome atacamos esta enorme multidão. Não permita que simples homens derrotem o Senhor! "

12 Então o Senhor derrotou os etíopes, e Asa e o exército de Judá saíram vitoriosos, enquanto os etíopes fugiam.

13 Eles foram atrás dos etíopes até Gerar, e todo o exército etíope foi destruído, de maneira que não sobrou nenhum homem. Pois o Senhor e seu exército destruíram todos eles. Então o exército de Judá levou dali uma enorme quantidade de coisas deixadas no campo de batalha.

14 Enquanto estavam em Gerar, atacaram todas as cidades daquela região, e o terror do Senhor veio sobre todos os moradores. Como resultado, levaram outras enormes quantidades de coisas daquelas cidades também.

15 Eles não somente tomaram tudo o que as cidades tinham, mas destruíram as tendas de gado e levaram grandes rebanhos de ovelhas e de camelos, antes de voltarem finalmente a Jerusalém.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos