2 Crônicas 13

1 ABIAS TORNOU-SE o novo rei de Judá, em Jerusalém, quando fazia dezoito anos que Jeroboão era rei de Israel. O reinado dele durou três anos. O nome de sua mãe era Micaia ( filha de Uriel, de Gibeá ).

2 Logo no começo do seu reinado estourou a guerra entre Judá e Israel.

3 Judá, sob as ordens do rei Abias, entrou na guerra com quatrocentos mil soldados valentes, bem treinados, para combater oitocentos mil soldados fortes, corajosos, comandados pelo rei Jeroboão.

4 Quando o exército de Judá chegou ao monte Zemaraim, na região montanhosa de Efraim, o rei Abias gritou para o rei Jeroboão, e o exército israelita:

5 "Escutem! Será que vocês não sabem que o Senhor Deus de Israel prometeu com trato solene que os filhos de Davi sempre seriam os reis de Israel?

6 O rei de vocês, Jeroboão, é um simples criado do filho de Davi, e um traidor do seu senhor!

7 Toda uma quadrilha de desocupados se juntou a ele, desafiando Roboão, filho de Salomão, porque ele era moço, estava com medo e não foi capaz de fazer frente a ele.

8 Na verdade vocês pensam que podem derrotar o reino do Senhor, quando esse reino é dirigido por um filho de Davi? O seu exército é duas vezes maior que o meu, mas, vocês estão amaldiçoados com esses bezerros de ouro que estão aí, e que Jeroboão fez para vocês - ele chama esses bezerros de deuses de vocês!

9 Também vocês expulsaram os sacerdotes do Senhor, da família de Arão, e os levitas, e em lugar deles colocaram sacerdotes de outros deuses. Do mesmo modo que os povos de outras terras, vocês aceitam como sacerdote qualquer individuo que se apresente com um novilho e sete carneiros para ser consagrado. Qualquer pessoa pode ser sacerdote desses que não são deuses e que vocês adoram!

10 "Mas quanto a nós, o Senhor é nosso Deus, e nós não O deixamos. Somente os filhos de Arão são nossos sacerdotes, e só os levitas é que podem ajudar os sacerdotes no seu trabalho.

11 Eles queimam sacrifícios ao Senhor cada manhã e cada tarde - ofertas queimadas e incenso de perfume agradável; e colocam o Pão da Presença sobre a mesa santa. A lâmpada de ouro é acesa todas as noites, pois nós tomamos todo o cuidado em seguir as instruções do Senhor nosso Deus. Mas vocês abandonaram a Deus.

12 Assim, vocês podem ver; Deus está do nosso lado; Ele é nosso Guia. Os sacerdotes do Senhor, tocando trombeta enquanto caminham, vão guiar-nos na batalha contra vocês. Ó povo de Israel, não lutem contra o Senhor Deus de seus pais, pois vocês vão sair perdendo! "

13 Nesse meio tempo, Jeroboão tinha mandado em segredo uma parte do seu exército a fim de dar uma volta por detrás dos homens de Judá e apanhá-los de surpresa.

14 Assim Judá ficou cercada, com os inimigos por trás e pela frente. Então eles pediram ao Senhor que tivesse pena deles, e os sacerdotes tocaram as trombetas.

15 Os homens de Judá começaram a gritar seu brado de guerra. Enquanto eles gritavam, Deus usou o rei Abias e os homens de Judá para virar a batalha contra o rei Jeroboão e o exército de Israel,

16 -

17 e naquele dia eles mataram quinhentos mil dos melhores soldados de Israel.

18 E assim Judá, por ter confiado no Senhor Deus de seus pais, derrotou Israel,

19 e foi atrás dos soldados do rei Jeroboão, tomando algumas de suas cidades - Betel, Jesana, Efrom e as vilas vizinhas.

20 Jeroboão, rei de Israel, nunca mais conseguiu ter de novo o poder enquanto Abias viveu. Por fim o Senhor feriu a Jeroboão, e ele morreu.

21 Enquanto isso, Abias, rei de Judá, ficou muito forte. Ele se casou com quatorze esposas e teve vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

22 A história completa de sua vida e das suas palavras está registrada na História de Judá escrita pelo profeta Ido.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos