2 Crônicas 10

1 TODOS OS CHEFES de Israel vieram a Siquém para a coroação de Roboão.

2 Nesse meio tempo, amigos de Jeroboão ( filho de Nebate ) mandaram um aviso a ele a respeito da morte de Salomão. Ele estava no Egito nessa ocasião, para onde tinha ido a fim de fugir do rei Salomão. Mais que depressa ele voltou,

3 e esteve presente à coroação, e chefiou o grupo que foi fazer exigências a Roboão em nome do povo, dizendo:

4 "Seu pai foi um senhor duro para tratar o povo. Seja menos exigente do que ele, e nós deixaremos que você seja nosso rei! "

5 Roboão disse a eles que voltassem dentro de três dias para saberem a resposta.

6 Ele estudou o pedido deles com os homens que haviam sido conselheiros de seu pai Salomão. Esses homens já eram velhos. "O que devo dizer a eles? " perguntou Roboão.

7 "Se você quiser governar sobre eles, é preciso dar uma resposta favorável e tratá-los com bondade. "

8 Porém ele rejeitou o conselho dos velhos e pediu a opinião dos moços que cresceram com ele.

9 "O que os meus companheiros acham que eu devo fazer? " perguntou, "devo ser menos exigente com o povo do que foi meu pai? "

10 "Nada disso! " responderam os moços. "Diga a eles o seguinte: 'Se vocês acham que meu pai foi duro com vocês, esperem um pouco, e vão ver como eu sou!' Diga-lhes mais isto: 'meu dedo mínimo é mais grosso do que as costas do meu pai!

11 Vou ser duro com vocês, e não menos exigente! Meu pai costumava castigar vocês com o chicote, mas eu vou usar escorpiões! '"

12 Assim, quando dentro de três dias Jeroboão e o povo voltaram para saber a resposta de Roboão,

13 o rei lhes deu uma resposta dura; pois recusou o conselho dos velhos,

14 e seguiu o conselho dos moços. "Meu pai deu a vocês cargas pesadas, mas eu vou dar mais pesadas ainda! " disse a Roboão a eles. "Meu pai castigou vocês com chicote, mas eu vou castigar vocês com escorpiões! "

15 Dessa maneira o rei não quis atender ao pedido do povo. Deus levou o rei a fazer isso a fim de cumprir o que Ele havia falado a Jeroboão por meio de Aias, o silonita.

16 Quando o povo percebeu o que o rei estava dizendo, eles o abandonaram. "Vamos esquecer-nos de Davi e dos seus filhos! " gritaram zangados. "Vamos conseguir alguém que seja nosso rei. Que Roboão governe sua própria tribo de Judá! Vamos para casa! " E assim fizeram.

17 Contudo, o povo da tribo de Judá ficou fiel a Roboão.

18 Mais tarde, quando o rei Roboão mandou Adorão para exigir trabalho forçado das outras tribos de Israel, o povo o apedrejou e ele morreu. Quando esta notícia chegou ao rei Roboão, ele tomou o seu carro e fugiu para Jerusalém.

19 E até hoje Israel não quis saber de ser governado por filhos de Davi.

Comentários

Nenhum comentário enviado.

Facebook Twitter Google

Capítulos